Apesar de não gostar muito de tocar no assunto da quarentena e da pandemia, desta vez usarei o assunto para fazer um comparativo rápido do que está acontecendo no Comércio Vs e-Commerce.
Devido a obrigatoriedade de fechamento das portas de vários comércios e solicitação dos governos para evitar sair de casa, o comércio brasileiro passa por uma das maiores crises econômicas de sua história, atingindo não só os pequenos e médios, mas também os grandes e gigantes do nosso varejo.
Segundo alguns estudos divulgados recentemente, o impacto no comércio já passou dos R$ 100 Milhões e que deve chegar a marca de R$ 35 Bi. Este valor que deixou de ser arrecadado pelas empresas começa a impactar também no fechamento de micro e pequenos negócios, que não conseguem arcar com os custos fixos como aluguel e folha salarial por exemplo.
Por outro lados, aquelas empresas que se prepararam para atender uma nova demanda decorrente de televendas, e-commerce e aplicativos, tiveram um ótimo retorno em seus investimentos.
Devido a necessidade imposta pela não circulação e o fechamento de diversos estabelecimentos, o comércio eletrônico apresentou um crescimento de mais de 50% de novos clientes com relação ao mesmo período de 2019.
Diversas empresas, se aproveitaram da oportunidade e começaram o fornecimento de frete gratuito como atrativo de suas vendas on-line e tiveram um grande retorno. o e-commerce brasileiro apresentou seu crescimento não só com o aumento do número de pedidos, mas também no ticket médio das compras.
De acordo com a Nilsen, as vendas de produtos voltados a páscoa tiveram um crescimento de 377% com relação a páscoa de 2019 e mesmo com o aumento no prazo de entregas, as categorias de Telefonia/Celular, Casa e Decoração, Eletrodomésticos e Informática, tiveram um crescimento de 58% após o início do confinamento.
Deixo como comentário a mudança do perfil do que era uma tendência a algum tempo atras e hoje passou a ser uma necessidade para a sobrevivência de vários negócios nos dias de hoje e talvez a única solução para passar por este período seja a inclusão digital dos comércios.
Caso possuam interesse em soluções?
Posso apresentar algumas alternativas.