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segunda-feira, 6 de abril de 2020

Ética Profissional - O que é? Quais seus valores e benefícios?


Quando falamos em valores éticos, sempre pensamos nos valores pessoais e em nossas condutas.

Mas o que é Ética?

Ética ou filosofia moral é, na filosofia, o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo. A palavra "ética" vem do grego ethos e significa caráter, disposição, costume, hábito, sendo sinônima de "moral". (wikipedia)

Quando Falamos em Ética Profissional podemos considerar exatamente os mesmos parâmetros sociais, mas voltados para o ambiente corporativo. Desta forma podemos resumir que é o modo ao qual nos comportamos, agimos e dispomos dentro da empresa na qual atuamos. Em contrapartida, existe o modo com que a empresa se apresenta junto a seus colaboradores, com um conjunto de valores e princípios pré-estabelecidos que servem como políticas de condutas para todos.

Comportamentos Éticos:

Seja Honesto: A honestidade é o principal valor tanto profissional quanto pessoal, fale sempre a verdade tanto para seus colegas de trabalho, quanto para seus clientes, isso lhe tornará uma pessoa confiável.

Tenha Compromisso: Quando prometer algo, seja para superiores, colegas de trabalho ou clientes, cumpra, lembre-se sempre de assumir a responsabilidade pelas suas ações e que isso lhe trará consequências positivas ou negativas, de acordo com seus atos. ao cumprir suas responsabilidades e compromissos, você receberá em troca a credibilidade junto as pessoas.

Seja Pontual: Ao agendar um compromisso, sempre se prepare para atender o horário, seja de entrada na empresa, de uma reunião interna ou externa, ou até mesmo da entrega de atividades assumidas.

Seja Humilde: Esteja aberto para aprender e ensinar, aceite feedback e tenha flexibilidade para fazer melhorias caso julgue necessário, seja sincero e não assuma responsabilidades que sabe não possuir conhecimentos ou a possibilidade de cumprir.

Faça Críticas Educativas/Construtivas: De forma educada, sugira melhorias e indique possíveis erros em projetos, processos ou indicadores. Saiba dar feedback para as pessoas tanto positivos quanto negativos.

Tenha Respeito: Coloque-se no lugar das pessoas, não exponha ninguém publicamente, caso precise dar um feedback negativo, chame a pessoa para uma sala fechada, não mexa nas gavetas, documentos, informações ou arquivos dos outros, cuidados com o uso das palavras, muitas pessoas podem não interpretar da mesma maneira que você interpreta. Como diz o ditado, "Quem quer respeito, precisa respeitar".

Assuma a Consequência por seus Atos: Nunca jogue a culpa de seus erros sobre outras pessoas, assim como não gostaria de outras pessoas recebendo méritos sobre o que foi feito por você, assuma seus erros e responsabilidades, isso se chama maturidade.

Evite Fofocas: Não propague histórias e evite o contato com informações duvidosas, isso pode prejudicar alguém ou até você mesmo.

Respeite a Hierarquia:
Seja sempre profissional, não beneficie nenhum colaborador ou gestor por conta de amizades ou antipatias. tente superar sempre qualquer tipo de antipatia existente, dentro de uma empresa, precisamos pensar sempre na instituição em primeiro lugar e ninguém chega a lugar nenhum sozinho.

Reconheça o Mérito Alheio: O reconhecimento profissional é um dos principais fatores motivacionais nas empresas, seja por um elogio público, quanto por uma promoção, devemos lembrar que em empresas éticas, não existe o reconhecimento apenas por afinidade, devemos sempre pensar na capacitação profissional de cada um, por este motivo, elogie e se inspire nos pontos positivos da pessoa reconhecida para se aperfeiçoar, lembre-se que você pode não estar tão preparado para assumir um cargo quanto acredita.

Assuma seus Erros: Quando cometer um erro, reconheça o mesmo e tente corrigi-lo e tente garantir que ele não ocorra mais, não force a barra ou dramatize buscando desculpas ou empecilhos.

O profissional ético, será naturalmente admirado, respeitado e reconhecido. Assim será mais fácil atingir um cargo de gestão e liderança.

Créditos sbcoaching e jrmcoaching

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