Hoje mais do que nunca aqui no Brasil, os consumidores estão comprando pela internet, devido a pandemia, até aqueles aqueles que não confiavam e nunca haviam efetuado compras através de aparelhos eletrônicos, começou a buscar produtos e serviços on-line.
Mas o que poucos sabem, é que muitos dos produtos e serviços que estão ali disponíveis, não são vendidos pelo site onde ele está anunciado, e sim por uma outra empresa que faz sua divulgação através daquela loja virtual que atua como Marketplace.
Mas o que é Marketplace?
O marketplace é um e-commerce, que permite que outras lojas e/ou pessoas inscrevam-se e vendam seus produtos ou serviços, permitindo que o cliente efetue compras de diversos vendedores ao mesmo tempo.
Existem diversas definições usadas para descrever de forma simples o que é um marketplace:
- - Vitrine on-line
- - Shopping on-line
- - E eu sempre usei de exemplo para os mais antigos o conceito de Listas Amarelas On-line.
Hoje existem diversos diversos seguimentos de marketplaces.
- B2C (Business to Consumer)
- B2B (Business to Business)
- C2C (Consumer to Consumer)
- B2B2C (Business to Business to Consumer)
- B2G (Business to Government)
Segundo o site Wikipedia, o primeiro conceito de marketplace surgiu nos Estados Unidos através de um software desenvolvido pela empresa CompuServe na década de 1980, chamado Electronic Mall, onde permitia o anúncio em e-mails que funcionavam como vendas por catálogo.
Infelizmente este modelo não conseguiu se manter por muito tempo, principalmente quando uma década após, surgiram os primeiros e-commerces no modelo atualmente conhecido de marketplace. Foram eles a Amazon e o eBay, fundados em 1994 e 1995, respectivamente. Que iniciaram suas jornadas em uma época onde a computadores e internet já estavam mais presentes nos lares em países mais desenvolvidos.
E no Brasil?
Apesar de sites como E-commerce Brasil falarem que o conceito de marketplace chegou ao país em 2012, a realidade é bem diferente.
Fundado em 1999 na Argentina e também em outros 3 países no mesmo ano, incluindo o Brasil, o MercadoLivre.com, a qual tenho o orgulho de ter atuado entre os anos de 2005 a 2010, foi uma das primeiras empresas a atuar no país neste modelo de negócios, e dividindo espaço desde então com empresas como e-Bazar, B2W, Amazon Brasil, entre outras tantas empresas.
Entre os maiores Makertplaces do Brasil hoje estão:
- Mercado Livre
- B2W Marketplace (Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime)
- Via Varejo (Casas Bahia, Pontofrio e Extra)
- Amazon
- Magazineluiza
- Carrefour
- Elo7
- Netshoes
- GFG (Dafiti, Kanui, Tricae)
- Wish
- Cissa Magazine
- MadeiraMadeira
- Centauro
Nenhum comentário:
Postar um comentário