A alguns anos atrás, quando começamos a falar em e-commerce e compras online, muitos possuíam receios, eram incrédulos, falavam que não teriam público e muito mais.
O tempo foi passando, veio a inclusão digital, as novas tecnologias, as pessoas comparando preços, a facilidade de comprar sem sair do seu lar e receber o produto e/ou serviço desejado, e hoje as compras online fazem parte do dia-a-dia da maioria das famílias brasileiras e o número de lojas virtuais é cada dia maior.
Entretanto, muitos ainda possuem muitas dúvidas sobre o que são os meios de pagamentos, como funcionam e se são seguros.
Por isso, hoje nosso post é referente a um mercado onde existe um número cada vez maior de empresas e que cresce a cada dia sua representação no mundo virtual.
São elas as Adquirentes, Subadquirentes e Gateways de Pagamentos. Mas o que são? Como funcionam? Qual a melhor opção?
Adquirentes
São empresas responsáveis pela liquidação das transações financeiras efetuados por meio de cartões de crédito e/ou débito. As mais conhecidas são Redecard, Cielo, SafraPay, GetNet e Stone.
Atuam atuando no processamento das transações e para isso se comunicam com o Banco Emissor (banco responsável pelo fornecimento dos cartões de crédito como Bradesco, Itaú...) e com as Bandeiras (Visa, Mastercard, Elo...) validando assim as informações, veracidade do cartão e saldo, para aprovar ou não a compra.
Para as empresas físicas, estas empresas são contratadas através das maquinetas e seu custo e prazos de recebimentos, são sempre estabelecidos em contrato. Já para lojas virtuais, estas contratações necessitam de uma integração junto a API da adquirente contratada, apesar de possuir um custo relativamente menor do que as subadquirentes, requerem alguns cuidados especiais, como a contratação de um sistema de prevenção a fraude e uma equipe especializada para o seu manuseio.
Gateway de Pagamentos
Estas empresas atuam na comunicação com as adquirentes, servindo como uma ponte entre as lojas virtuais e as adquirentes, são empresas que buscam facilitar as integrações, onde a partir de uma única integração, permite que se comunique com várias adquirente, sistema de antifraude, emissão de boletos em integrações junto aos bancos e demais soluções.
Possuem como vantagens para os comerciantes, um painel único de conferência de suas vendas, a cobrança é feita sobre o volume de transações e PCI, evitando o vazamento de dados.
Os responsáveis pelos repasses dos valores, são os próprios bancos e adquirentes, pois o gateway funciona apenas na comunicação das informações das transações, não sendo responsável pela aprovação ou recusa das vendas.
As principais empresas do seguimento são Braspag, Maxipago e Adyen.
Subadquirentes
As Subadquirentes são empresas que fornecem soluções mais completas para pagamentos online, focadas em atender principalmente os micros, pequenos e médios negócios. São intermediadores de pagamentos, agindo como terceiros nos processamentos de pagamentos.
Utilizam-se dos serviços de bancos, adquirentes, entre outros e integram os lojistas a diversas soluções, cobrando em média de 3% a 7% dos valores de cada transação.
Possui a vantagem de contar com equipes especializadas em prevenção a fraude, fácil integração, grande abrangência de soluções de recebimento, mas em alguns casos ainda não existem o chamado checkout transparente, assim redirecionando o comprador para uma página fora do site, o que muitas vezes culmina na desistência da compra.
Entre as empresas deste seguimento, podemos listas algumas, Moip, MercadoPago, Yapay, PayPal, entre outras.
Considerações
Não existe um melhor ou um pior para se trabalhar, para cada porte e seguimento de negócio, podemos analisar e avaliar suas vantagens e desvantagens para em fim escolher a solução para sua empresa.