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terça-feira, 15 de setembro de 2020

Liderando com Inteligencia Emocional

 

Imagem do site oamor


 Muito se fala em liderança, bons e mus líderes, mas pouco se fala que a liderança pode ser treinada, aprendida e desenvolvida, assim como outros tantos conhecimentos e qualificações.

 Existem algumas características e qualidades que sempre são citadas como padrão para ser um bom líder, são elas;

  • Sinceridade
  • Integridade
  • Lealdade
  • Habilidade de comunicação
  • Decidibilidade
  • Competência gerencial
  • Empoderamento
  • Carisma
  • Habilidades interpessoais
  • Julgamento orientado a ação
  • Autoconfiança
  • Inteligencia Emocional

 Hoje falaremos sobre Inteligência Emocional.

 Mas o que é Inteligência Emocional?

 Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Pelo ponto de vista da filosofia ikigai, é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano. (wikipedia)

  •  Como aplicar e influenciar pessoas?
  •  Quero estar preparado e ser assertivo.
  •  Preciso sempre estar sempre atento para não cometer erros?

 Pensando em perguntas e afirmações como estas trarei algumas situações que devemos ter controle, inteligência, habilidades e também devemos evitar.

 Nossa postura e tomada de decisões, com influenciam diretamente no ambiente que nos cerca. Temos que saber que trabalhar para termos um ambiente seguro, não é a mesma coisa que super-proteção.

 Um ambiente agradável e seguro, faz com que os colaboradores fiquem confortáveis e trabalhem com alto rendimento, mas um local de super-proteção, faz com que os colaboradores se acomodem e atuem de forma displicente.

 A mente humana tende a criar relações e relacionamentos e como lideres devemos aprender a lidar com a diferença e separar a linha tênue existente entre elas.

 Nas relações não existem limites profissionais, se torna uma coisa pessoal, de amizade, onde um interfere e influencia na vida pessoal de cada um. Normalmente se descaracteriza a questão de líder e liderado.

 Quando pensamos em relações, devemos sempre pensar em relações conjugais, paternais, fraternais e de amizades.

 Um líder não é pai, mãe ou cônjuge de seus liderados. Por isso não tenha relações com seus funcionários. Isso não quer dizer falta de educação ou de respeito com os mesmos. Não permita que influenciem suas ações e atitudes, o que é diferente de debater assuntos e trabalhar com ideias e em conjunto.

 Devemos ter relacionamento com nossos colaboradores, assim estipulamos limites profissionais e mantemos respeito e as características necessárias para uma boa convivência profissional.

 Não quero dizer que um líder não posso ter amizade com seu comandado, mas deve ser estabelecido e respeitado o limite de que a relação existe fora da empresa, e não misturar os dois, assim como o antigo ditado " amizade, amizade, negócios a parte".

 O líder deve evitar conflitos de interesses, não só de seus funcionários, mas sim dele mesmo, e caso por algum motivo venha a surgir um conflito, ele de ser gerido por você, e assim evitar que um conflito intrapessoal seja cascateado para a equipe e desta forma se torne um conflito interpessoal, criando-se uma antipatia de uma equipe inteira contra alguma pessoa ou outra equipe, o que se chama neste terceiro estágio de conflito intergrupal.

 Quando isso ocorre é chamado de transferência de incompetência. E sempre é gerada pela falta de inteligência emocional de um líder.

  Meus pensamentos podem influenciar no meu dia e na minha equipe?

  Devo dizer que sim, quando você sai da sua casa chateado, esbravejando e sem vontade de trabalhar, durante dodo o percurso vai remoendo pensamentos negativos, assim como quando saímos com os pensamentos opostos, com pensamentos positivos, influenciamos nossas emoções e as emoções dos que convivem conosco no ambiente de trabalho, podendo ser eles positivos ou negativos.

 Estes pensamentos que se tornam emoções influenciam diretamente os comportamentos, que podem ser comportamentos saudáveis, onde busca-se sempre o melhor ou em comportamentos tóxicos, onde só geramos conflitos, desmotivação e péssimos resultados.


 Ser líder exigem que atuemos com inteligência emocional, autoconhecimento e autocontrole constantemente, para nós mesmos e para nossas equipes. E devemos sempre lembrar que nossas ações e atitudes influenciam diretamente nossos liderados, que normalmente lhe usam de espelho para seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Espero ter trazido um pouco de informação sobre um dos pontos que considero muito importante para o desenvolvimento de uma boa liderança. 

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