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Em uma época onde existe cada vez mais demanda e facilidade de compra, normalmente não esperamos que os consumidores sejam fiéis, então e conseguir manter a fidelização dos clientes tem valor imensurável.
Mas o que é fidelização de clientes?
Fidelização é o ato de tornar clientes, em pessoas fiéis ao seu produto, marca ou serviço, se tornando assim um relacionamento de longo prazo. O que é diferente de satisfazer o cliente, que pode ser conquistado em uma única venda.
Para isso é necessário conhecer seu cliente, suas características, desejos, e usar estas informações para estreitar o relacionamento entre consumidor e estabelecimento, criando facilidades para o cliente e barreiras para a concorrência.
Qual a importância de fidelizar clientes?
Existem muitas vantagens em possuir clientes fiéis, abaixo listo algumas delas:
- Diminuição de Custos: Todos sabemos o quanto custa conquistar clientes, tempo, investimento em marketing, entre outros;
- Aumento do Ticket Médio: Os clientes fiéis tendem a consumir mais e/ou produtos mais caros;
- Aumento do Marketing Boca a Boca: Consumidores fiéis tendem a indicar para novos clientes;
- Faturamento Recorrente: Sua empresa terá um incremento ao seu faturamento recorrente, pois sempre existe a possibilidade de novas compras;
- Gestão de Fluxo de caixa: Seu fluxo de caixa se torna mais previsível, pois sabe que sempre haverá aquelas receitas;
Como fidelizar clientes?
- Comunicação: Comunique-se com seus clientes, aceite feedbacks, utilize as redes sociais para divulgação da marca, produto ou serviços.
- Ótimo Atendimento: Tenha uma equipe de atendimento bem treinada e focada no cliente, a empresa precisa colocar o cliente no centro de suas atividades.
- Qualidade: Trabalhe com qualidade nos seus serviços ou em seus produtos.
- Equipe: Mantenha sua equipe treinada e atualizada sobre os produtos e serviços da empresa, o colaborador também é uma ferramenta de marketing da empresa.
- Promova Seus Produtos: Divulgue, permita a degustação, informe os clientes sobre as novidades.
- Reputação: Mantenha a a reputação da sua empresa, isso cria um vinculo de confiança com os consumidores.
- Flexibilidade: Seja flexível com suas regras e políticas, as vezes é melhor flexibilizar para satisfazer o cliente, um cliente insatisfeito pode gerar ruídos, principalmente com a velocidade das redes sociais.
- Relacionamento: Tenha relações mais pessoais com seus clientes, cada cliente é único e gosta de ser tratado de uma forma, entenda seu cliente e adapte sua comunicação com ele, alguns são mais formais, outros são mais informais...
- Ouça Seus Clientes: Faça pesquisas de satisfação, pesquisas de mercado, atualize-se com as mudanças de perfil de seus clientes.
- Programas de Fidelização e Assinaturas: A cada dia mais as empresas atuam e divulgam programas de fidelidade, sejam sistema de pontos que podem ser trocados por produtos, cartão fidelidade, onde a cada certa quantidade de compras ganham 1 produto, sorteios de prêmios, descontos por indicação de amigos, promoções exclusivas para clientes cadastrados, entre outras.
Já possui um plano de fidelização de clientes?
Ainda não?
Quer começar a fidelizar seus clientes?
Fale comigo, posso te ajudar com um planejamento e você poderá começar a fidelizar seus clientes de forma simples e com pouco investimento.
Espero ter levado um pouco mais de informações e conhecimento a cada um de vocês.
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