A sigla CRM provem do termo em inglês Customer Relationship Management, que em sua tradução para a língua portuguesa significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para para para definir uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.
Estas ferramentas auxiliam a empresa a criar e manter um bom relacionamento com os clientes.
Segundo Kotler, conquistar novos clientes, custa entre 5 e 7 vezes mais caro do que manter os clientes já existentes na, por isso usar as ferramentas de CRM ajudam as empresas de forma estratégicas.
Mas normalmente estas ferramentas são caras, complicadas e se tornam inviáveis para penas e micro empresas. pensando nisso, trago abaixo uma pequena lista de CRMs gratuitos para quem está começando e não precisa de muitos usuários.
Claro que em suas versões gratuitas, nem sempre os produtos permitem grandes números de usuários e/ou todas as funcionalidades, mas podemos dizer que é mais confiável e completo do que planilhas de Excel.
Abaixo, com o auxílio do Sebrae, listo mais algumas ferramentas para auxiliar nas vendas que não possuem custos, afinal, nem só de CRM vivem as áreas comercias.
- Rapportive: É um plug-in do Gmail que mostra na barra lateral o perfil do contato já com acesso a suas redes sociais etc. Fica fácil entender com quem você está falando e o contexto geral dessa pessoa.
- Boomerang: Outro plug-in do Gmail, mas esse para agendar o envio de e-mails. Nas versões pagas ele faz também tracking de abertura e até integração com CRM.
- Newsle: Precisa de um motivo pra entrar em contato com alguém? O Newsle te avisa sempre que algum contato seu do LinkedIn, Facebook ou Gmail estiver na mídia. Funciona!
Desejo a todos, Boas Vendas!
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