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O sonho de muitos profissionais, muitos profissionais é se tornar líder ou até mesmo dono de uma empresa. Mas sabemos que isso não é simples e muito menos fácil.
Um bom gestor possui diversas habilidades e características, entre elas uma não mais e nem menos importante do que tantas outras é a Delegação de Tarefas.
Mas o que é delegar?
A definição de delegar é: realizar uma transmissão, concessão de (poderes); conferir a (alguém) poder e representatividade;
Devemos ressaltar a importância deste atividade, pois um líder que não delega, não tem tempo para realizar todas as tarefas e se preocupar com as demais necessidades que ocorrem no dia a dia, um gestor centralizador não consegue se preocupar com a estratégia ou crescimento da empresa.
Delegar atividades não exime o líder de responsabilidades, afinal, ele é o responsável pela equipe ou empresa, e tudo que ali acontece, é de sua responsabilidade.
Vejamos algumas desvantagens de não delegar tarefas.
1- Acumulo de funções e atividades
2- Falta de agenda para desenvolvimento próprio
3- Excesso de horas trabalhadas
4- Desmotivação dos subordinados
5- Diminuição de possibilidades e melhorias
6- Engessamento de rotinas e processos
7- Desenvolvimento de burocracias
Entre outras...
Mesmo assim, existem diversos gestores que não delegam atividades a seus subordinados, mas porque?
- Acredita que pode fazer tudo sozinho
- Falta de confiança na capacidade das pessoas
- Falta de visão e competências administrativas
- Medo de perder o poder
- Medo de se tornar dispensável
- Incapacidade de comunicação eficaz
Vantagens da delegação de tarefas:
1- Ganho de tempo para atividades gerenciais
2- Redução da pressão
3- Redução da carga horária
4- Desenvolvimento do material humano
5- Melhoria no padrão de desempenho
6- Aumento da produtividade
7- Aumento motivacional
8- Crescimento organizacional
Com essas informações, podemos dizer que o líder que não delega, não permite o crescimento da empresa e o desenvolvimento do material humano.
Pensando nisso, trazemos abaixo alguns passos para facilitar e otimizar a delegação de tarefas.
- Não seja multitarefa
- Primeiramente, liste todas as suas atividades e estabeleça quais podem ser delegadas
- Organize os projetos em andamento
- Identifique quem em sua equipe possui conhecimentos para assumir cada atividade
- Caso não exista o colaborador, ou todos estejam sobrecarregados, busque novos colaboradores no mercado
- Trace objetivos para a equipe ou empresa
- Crie condições para a realização das atividades
- Explique com detalhes e forneça instruções corretas
- Determine prazos atingíveis para cada atividade
- Estimule a obtenção de resultados através da equipe
- Compartilhe o andamento das atividades
- Forneça ferramentas para o atendimento das metas
- Faça follow-up das atividades
- Forneça feedbacks aos colaboradores
Atenção a alguns detalhes:
- Tenha certeza de que quer e pode delegar aquela atividade
- Não delegue para a pessoa que possui mais apreço e sim para que é melhor preparado
- Seja tolerante a pequenos erros e ajude na correção dos mesmos
- Não delegue apenas porque não conseguiu ou não conseguirá realizar a atividade
- Atente-se para o grau de autoridade de cada atividade
- Cuide para que o importante não se torne urgente
Espero ter contribuído e trazido um pouco de informações para o seu dia a dia e desenvolvimento.
Gustavo Hermann
GH Consultoria e Representações.
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