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quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Delegando Tarefas

 

Imagem Sabesim.com.br

 O sonho de muitos profissionais, muitos profissionais é se tornar líder ou até mesmo dono de uma empresa. Mas sabemos que isso não é simples e muito menos fácil.
 Um bom gestor possui diversas habilidades e características, entre elas uma não mais e nem menos importante do que tantas outras é a Delegação de Tarefas.
 
 Mas o que é delegar?
 A definição de delegar é: realizar uma transmissão, concessão de (poderes); conferir a (alguém) poder e representatividade;
 
 Devemos ressaltar a importância deste atividade, pois um líder que não delega, não tem tempo para realizar todas as tarefas e se preocupar com as demais necessidades que ocorrem no dia a dia, um gestor centralizador não consegue se preocupar com a estratégia ou crescimento da empresa.
 Delegar atividades não exime o líder de responsabilidades, afinal, ele é o responsável pela equipe ou empresa, e tudo que ali acontece, é de sua responsabilidade. 
 
 Vejamos algumas desvantagens de não delegar tarefas.
 1- Acumulo de funções e atividades
 2- Falta de agenda para desenvolvimento próprio
 3- Excesso de horas trabalhadas
 4- Desmotivação dos subordinados
 5- Diminuição de possibilidades e melhorias
 6- Engessamento de rotinas e processos
 7- Desenvolvimento de burocracias
 Entre outras...

 Mesmo assim, existem diversos gestores que não delegam atividades a seus subordinados, mas porque?
 - Acredita que pode fazer tudo sozinho
 - Falta de confiança na capacidade das pessoas
 - Falta de visão e competências administrativas
 - Medo de perder o poder
 - Medo de se tornar dispensável
 - Incapacidade de comunicação eficaz

 Vantagens da delegação de tarefas:
 1- Ganho de tempo para atividades gerenciais
 2- Redução da pressão
 3- Redução da carga horária
 4- Desenvolvimento do material humano
 5- Melhoria no padrão de desempenho
 6- Aumento da produtividade
 7- Aumento motivacional
 8- Crescimento organizacional
 
 Com essas informações, podemos dizer que o líder que não delega, não permite o crescimento da empresa e o desenvolvimento do material humano.
 Pensando nisso, trazemos abaixo alguns passos para facilitar e otimizar a delegação de tarefas.
  • Não seja multitarefa
  • Primeiramente, liste todas as suas atividades e estabeleça quais podem ser delegadas
  • Organize os projetos em andamento
  • Identifique quem em sua equipe possui conhecimentos para assumir cada atividade
  • Caso não exista o colaborador, ou todos estejam sobrecarregados, busque novos colaboradores no mercado
  • Trace objetivos para a equipe ou empresa
  • Crie condições para a realização das atividades
  • Explique com detalhes e forneça instruções corretas
  • Determine prazos atingíveis para cada atividade
  • Estimule a obtenção de resultados através da equipe
  • Compartilhe o andamento das atividades
  • Forneça ferramentas para o atendimento das metas
  • Faça follow-up das atividades
  • Forneça feedbacks aos colaboradores
  Atenção a alguns detalhes:
  • Tenha certeza de que quer e pode delegar aquela atividade
  • Não delegue para a pessoa que possui mais apreço e sim para que é melhor preparado
  • Seja tolerante a pequenos erros e ajude na correção dos mesmos
  • Não delegue apenas porque não conseguiu ou não conseguirá realizar a atividade
  • Atente-se para o grau de autoridade de cada atividade
  • Cuide para que o importante não se torne urgente
 Espero ter contribuído e trazido um pouco de informações para o seu dia a dia e desenvolvimento.
 Gustavo Hermann
 GH Consultoria e Representações.

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