A cada dia mais vemos o crescimento dos acessos à internet incluindo as classes C, D e E, praticamente todas as pessoas possuem um computador ou pelo menos um celular com acesso a internet. Este crescimento é tão grande, que o Brasil em 2020 alcançou a 2ª colocação no ranking mundial em acessos as redes sociais, onde em média cada usuário navega em torno de 150 minutos, ou seja, 2 horas e 30 minutos por dia nas redes segundo levantamento do site epocanegocios.globo.com. Já segundo dados da Agência Visia, este número é ainda maior, chegando a 3 horas e 31 minutos por dia e 66% da população brasileira já possui conta nas redes sociais.
Com isso as empresas também passaram a atender seus clientes e temos acompanhado um crescimento exponencial ano a ano do comércio eletrônico em nosso país, que se fortaleceu ainda mais durante a atual pandemia.
Devido a esta mudança no perfil do consumidor, as empresas passaram a utilizar-se do chamado Marketing Digital, onde o uso das redes sociais se tornou uma importante ferramenta na divulgação de suas marcas e produtos como parte das suas estratégias de Marketing.
Vantagens do marketing em redes sociais
- Relacionamento: Proximidade com os clientes, onde ele pode interagir com a marca.
- Consolidação da marca: A empresa consegue se posicionar e demonstrar sua visão e valores como realmente são.
- Prospecção: Captação de novos clientes e resgate de clientes antigos.
- Fidelização de clientes: O cliente se sente parte aquela empresa e acaba dando preferência por seus produtos.
- Aumento de tráfego: Aumento do direcionamento de possíveis clientes para a página da empresa.
- Aumento da satisfação do cliente: Um cliente satisfeito é um cliente que refará compras.
- Maior conhecimento do seu público alvo: Mais fácil compreensão de quem é e qual o perfil de compra de seus clientes.
- Aumento da conversão de vendas: Maior efetividade nas vendas, porque o cliente compra no momento e muitas vezes por impulso.
- Redução do custo de marketing: Além de ser uma publicidade mais barata do que outros meios de comunicação em massa, a empresa consegue um grande número de mídia orgânica.
Cuidados para não perder seguidores
- Atendimento Ruim: Um atendimento sem qualidade afasta o cliente, pois é a representação mais próxima da marca ao com o consumidor.
- Conteúdos irrelevantes: Se a empresa trabalha com um determinado seguimento, não adianta querer divulgar outra coisa que não se enquadro com o perfil de seu público.
- Excesso de anúncios: Muitas postagens fazem o cliente se cansar de tanta propaganda.
- Excesso de postagens promocionais: Segue o mesmo caminho dos anúncios, que em excesso criam a repulsa do cliente.
- Assuntos ligados a política e questões sociais: Posicionamento social e político é individual e sua empresa não deve buscar influenciar aos consumidores.
- Ignorar postagens e menções dos seguidores: Quando um cliente se posiciona sobre a marca e emite comentários, a mesma deve responder ao mesmo, como em uma conversa ou apoiando para que continuem fazendo, afinal, isso acaba sendo também uma divulgação da mesma.
- Uso de influenciadores para vendas: As pessoas se sentem induzidas a comprar, além de ver a marca em outras paginas com facilidade, o que faz com que o cliente não se interesse em seguir aquela empresa diretamente.
Sabendo destas informações, desejo que seu marketing social se fortaleça e prospere.
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Gustavo Hermann
GH Consultoria e Representações
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