Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Black Friday



 Mais uma Black Friday está chegando e muitos se perguntam, este ano teremos promoções de verdade?
 A verdade é que as edições anteriores nos mostram que muitas vezes existem descontos e outros que nos fazem desconfiar. 
 O que podemos dizer é se trata de uma data muito aguardada pelos consumidores de todo o planeta.

 Mas o que é Black Friday e como surgiu?
 Sua tradução é "sexta feira negra", mas seu significado prático é bem diferente, trata-se da abertura oficial de compras natalinas, onde diversas lojas, armazéns e afins fazem grandes promoções para dissolver seus estoques.
 Surgida nos Estados Unidos, é promovida um dia após o Dia de Ação de Graças que celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro, sua repercussão se tornou tão grande que hoje se estende por todo o mundo.
 Como complemento ao evento, existe a Cyber Monday, que é um dia dedicado às compras pela Internet e que é celebrado na segunda-feira depois da Ação de Graças.
 Ninguém sabe ao certo o motivo pelo qual foi dado o nome de Black Friday, entretanto, existem teorias de que o nome surgiu na Filadélfia quando policiais locais chamavam de Black Friday o dia seguinte ao feriado, devido aos grandes congestionamentos gerados devido a abertura do período de compras, outra teoria diz que foi decorrente da grande crise financeira de 1869, mas a verdade é que o termo é usado desde a década de 1960 e se tornou popular em 1975, quando as mídias de publicidade passaram a usar o termo.
 Anos após, devido a grande demanda por conta dos baixos preços, diversos varejistas passaram a abrir as lojas bem mais cedo do que seu horário de funcionamento, e embora não seja feriado nos Estados Unidos diversas empresas dão folgas aos seus funcionários para que aproveitem a data.

 Black Friday no Brasil
 A primeira versão brasileira do evento ocorreu em 2010, foi uma versão totalmente on-line, reuniu pouco mais de 50 lojas e seu faturamento não passou dos R$ 3 milhões.
 Oficialmente a Black Friday começou no Brasil em 2011 com a abertura e participação de lojas físicas e seu faturamento chegou aos R$ 100 milhões.
 Abaixo trago os valores levantados sobre os faturamentos seguintes:
 2012 - R$ 250 Milhões
 2013 - R$ 770 Milhões
 2014 - R$ 1,16 Bi
 2015 - R$ 1,5 Bi
 2016 - R$ 2,1 Bi
 2017 - R$ 2,1 Bi
 2018 - R$ 2,6 Bi
 2019 - R$ 3,67 Bi (no período de 1 a 30 de novembro o faturamento foi de R$ 11,95 Bi, 32,8% a mais do que 2018)
 Para 2020 a previsão de faturamento deve ser ainda maior.
 Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Neotrust-Compre&Confie, a estimativa é um crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões, segundo publicado no site do jornal "O Estado de São Paulo".

 Como nas primeiras edições houveram muitas reclamações de preços mascarados e falsas promoções, e afim evitar práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. (Link de acesso)
 Outra ótima opção para evitar falsos anúncios é a utilização de comparadores de preços como por exemplo Buscapé, Zoom, entre outros.
 Caso tenham interesse, também podem cadastrar-se no site oficial da Black Friday no Brasil (https://www.blackfriday.com.br/), acompanhar a contagem regressiva para o dia 27 de novembro de 2020 e ter acesso as lojas cadastradas.
 
 Espero ter trazido um pouco mais a cada um de vocês sobre o tema e deixo aqui o meu desejo de que consigam aproveitar as promoções e adquirir os produtos e serviços desejados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RH está cada vez menos Humano?

  Imagem ADFAS  O RH é um dos departamentos mais importantes de uma organização. Sendo responsável pela relação entre empregador e empregado...

Mais Visualizadas