Você sabe o que é Coworking?
Se formos interpretar ao pé da letra, os significados são, cotrabalho, trabalho colaborativo ou trabalho cooperativo. O termo foi criado em 1999 por Bernie De Koven e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico, primeiramente chamado de 9 to 5 group.
É um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que não trabalham necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes.
Muito utilizado por profissionais autônomos para solucionar o problema do isolamento por teletrabalho, evitar o home office e manter uma rotina de trabalho mais produtivo, além de diversos profissionais que possuem planos de negócios, principalmente voltados para tecnologia que demandam de boa internet, ambiente criativo, comunicação e Networking por exemplo.
Neuberg criou um espaço onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e abria o seu espaço para para outros profissionais avulsos que precisavam de um lugar para trabalhar e compartilhar experiências e hoje existem mais de 6.000 coworkings no mundo.
Em sua grande maioria, são escritórios fundados por empresários ou até mesmo grupos econômicos que alugam seus espaços para profissionais autônomos, profissionais de tecnologia, Startups, entre outros.
No Brasil, existem aproximadamente 1.500 coworkings segundo levantamento, em sua grande maioria, localizados no estado de São Paulo, além de diversas segmentações, que variam desde a necessidade de um espaço para trabalho de forma avulsa, mensal, pequenos e médios escritórios, a até mesmo apenas um endereço comercial para recepção de documentos.
Em 2017 algumas instituições no brasil começaram a fornecer um serviços de coworking públicoonde você pode usar o espaço compartilhado de forma avulsa e agendada, entre elas cito a FIAP e o Centro Cultural São Paulo.
Quais os benefícios?
Os escritórios são ótimas opções para profissionais que não querem trabalhar em suas residências, gostam de atuar de forma colaborativa, buscam Networking, foco na atividade e tudo mais que envolve o desenvolvimento e crescimento de um negócio. Além disso, podemos levantar também os custo bem abaixo de aluguel, montagem e manutenção de um escritório, pois abaixo listo alguns serviços que podem ser encontrados e que sairiam caros para ter em um escritório;
- Internet de Alta Velocidade
- Salas de Reunião
- Localização de destaque
- Segurança
- Café e Água
- Recepcionista Bilíngue
- Ambiente sofisticado e design corporativo
- Linha telefônica própria
- Espaço de Descompressão
- Marketing de divulgação
- Equipe de manutenção
- Networking com empresas da rede
Mas a pergunta que não quer calar é, "Vale a pena usar um Coworking?"
Na minha humilde opinião, vale muito a pena, pois você poderá usar de recursos e serviços que muitas vezes não conseguiria trabalhando de casa ou constituindo um escritório próprio.
Espero ter levado a vocês um pouco mais sobre este serviço que cresce a cada dia no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário