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terça-feira, 17 de novembro de 2020

Fraudes no E-commerce

Foto: EventoElements

 Desde que iniciou-se o comércio online, também começaram as fraudes tanto nas compras, quanto nas vendas. E com o crescimento exponencial do e-commerce, o mesmo também ocorreu com as fraudes.
 Para termos um pequena ideia, segundo levantamento da ClearSale em 2019 foram evitados R$1,9 Bi em fraudes através dos diversos sistemas de prevenção, este número corresponde a um aumento de 36% com relação a 2018.
 A compra de Celulares concentra o maior registro de tentativa de fraude em 2019, com 8,73%, seguido por Bebidas, 8,04%, Games, 7,61% e Eletrônicos, 4,33%, os produtos mais visados pelos fraudadores são aqueles de mais fácil revenda no mercado paralelo.
 Segundo o site ecommercebrasil.com.br, a região Norte é a região com maior índice de fraudes com 6,58%, seguido pela região Nordeste com 5%, Centro-Oeste 4,7%, Sudeste 3,2% e Sul com o menor índice, 1,9%.
 Em 2020, no primeiro trimestre, foram evitados R$608 Milhões em fraudes no e-commerce e o total de tentativas no final do primeiro semestre ficaram em torno de 3,49%. Acredito que este ano o e-commerce e seus sistemas de prevenção conseguirão evitar aproximadamente R$2,5 Bi em fraudes.
 Com estes números, o Brasil é o segundo país da América Latina no ranking de fraudes, ficando atrás apenas do México.

 Mas quais são os tipos de fraudes?
 - Fraude Amiga
 A chamada fraude amiga é talvez a menos esperada das fraudes, ela normalmente ocorre quando algum parente ou pessoa muito próxima utiliza o cartão de crédito da vítima sem seu conhecimento.
 A pessoa efetua a compra com todos os dados corretos do proprietário, que só descobre sobre a compra ao receber a sua fatura. 
 Quando entra em contato com a loja, questionando a compra e solicitando o estorno, descobre quem efetuou a compra.
 O maior problema para o vendedor, neste caso, é comprovar para o dono legítimo do cartão que o pedido foi realmente feito e o produto foi enviado para o endereço solicitado na compra. E mesmo com todo o transtorno causado, esta é a fraude mais simples de ser resolvida.

 - Fraude Efetiva
 É a mais comum entre todas. Os dados fornecidos pelo cliente ao site são roubados por terceiros ou o cliente tem as informações vazadas.
 Outro modo onde ocorre esta fraude é através de um assalto, onde o meliante usa os documentos e cartões roubados para fazer compras pela internet.
 Neste caso, tanto fraudado, quanto lojista, correm riscos, pois o fraudado pode não verificar a informação de compra, ou mesmo que ele aja rápido e peça a contestação, a loja já pode ter efetuado o envio da mercadoria.

 - Phishing
 Podemos tratar estes praticantes como fraudadores profissionais, pois o infrator possui bastante conhecimento em tecnologia, cria páginas muito semelhantes as lojas reais que pretende fraudar, comunica-se com os clientes de forma muito similar e usa as páginas clonadas para coletar os dados dos clientes.
 Neste caso, além do transtorno para o comprador fraudado, existe também um problema para a loja clonada, onde acaba perdendo a credibilidade e tem sua imagem vinculada a falta de segurança.

 - Auto-Fraude
 Talvez a mais difícil de ser prevenida pelos lojistas.
 Nesta modalidade, o comprador de má índole, acessa a loja, efetua a compra e após o recebimento do produto, entra em contato com a administradora do cartão de crédito e informa o não recebimento, para assim receber o tão conhecido Chargeback.
 O que pode ser feito neste caso pela loja prejudicada, é identificar, mapear as informações, bloquear o cadastro para evitar futuras compras e recorrer a formas de cobrança.

 Por experiências próprias, através experiências profissionais anteriores, posso dizer que não é tão difícil criar um programa interno de identificação e cobrança destes casos, pois conseguíamos reverter a grande maioria dos casos em contatos telefônicos, recuperando os valores.

 Como podemos prevenir estas fraudes?
 Além de cuidados internos, com infraestrutura, normatização PCI, e outras tantas formas de proteção de dados, existem as ferramentas de prevenção a fraude criadas por diversas empresas que se especializaram neste seguimento.
 Abaixo listo algumas empresas especializadas em Antifraude:
  • Konduto
  • Fcontrol
  • Idwall
  • ClearSale
  • Kount
  • BigData
  • FraudNet
  • entre tantas outras.
 Espero ter contribuído um pouco mais com o conhecimento de vocês, trazendo este assunto cada dia mais presente em nossos dias. 

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